Notícia

Organiza uma campanha eleitoral vencedora

O curso intensivo essencial para as próximas autárquicas no Porto

5 de dezembro, 2016
Como Organizar uma Campanha vencedora. Jacques Séguéla pode dizer-nos que: uma campanha eleitoral consiste em contar uma história de tal modo que a criança que dorme em cada eleitor acredite que o candidato é o único herói credível da história.
Dias 13 e 14 de janeiro de 2017 – 16 horas de Curso (dia 13, sexta, das 14:30 às 22:30 horas, dia 14, sábado, das 09:30 às 18:30 horas).

Destinatários: Candidatos, diretores de campanha, técnicos de comunicação e marketing.

Local: Porto

Inscrições: limitadas a 20 participantes, confirmadas até 6 de janeiro, custo de 300€ (+ IVA). Dois ou mais participantes da mesma organização com desconto de 100€ (em vez de 300€ o custo passará para 250€ por inscrição).

Principais temas a abordar
  • Plano e fases da campanhaModelos organizativos
  • Estratégias
  • Comunicação tradicional e digital
  • Marketing
  • Construção dos atributos de imagem do candidato
  • Criação da mensagem
  • Modelos de discurso do candidato
  • Meios
  • Análise de casos
Ofertas: a cada participante será dada documentação sobre as matérias de organização, tipologia, estratégias, comunicação e marketing de campanhas eleitorais autárquicas.


Programa
 

Módulo I
Campanhas
  • Conceptualização e tipologias
  • O pensamento de investigadores de referência, tais como: Peter Gold, Jacques Séguéla, George Lakoff, Dick Morris, Xavier Roig.
  • Planeamento e as fases da campanha.
  • Análise a um caso de estudo

Módulo II
Organização e Liderança
  • Os diversos modelos organizativos
  • A gestão inteligente e a organização das campanhas
  • As funções de cada unidade organizativa
  • Concetualização de liderança
  • O papel do líder candidato versus as funções do diretor de campanha
  • Análise de um caso de estudo
Módulo III Estratégias
  • Concetualização da estratégia ao longo da história, de Sun Tzu aos dias de hoje.
  • Estratégias e Teoria dos Jogos
  • Pensamento estratégico
  • Novas teorias
  • Elementos chave das estratégias eleitorais
  • Caso de estudo

Módulo IV
Comunicação de campanha
  • Enquadramento das teorias de comunicação
  • A mensagem. Como elaborá-la? Como transmiti-la? A técnica da mensagem box.
  • A imagem como elaborá-la? Atributos mais relevantes da imagem do candidato?
  • Comunicação mediática. Como rentabilizá-la?
  • Comunicação interna da campanha
  • Comunicação externa
  • Comunicação interpessoal
  • Como gerir as situações de crise em campanha, que surgem sempre?
Módulo V Comunicação Discurso
  • Como elaborar o discurso? – Modelos e mensagem
  • Como dizê-lo? - Expressão corporal, dicção, interação...
Módulo VI Comunicação digital
  • Web site, base de dados, redes sociais e as tecnologias
  • Como ser eficaz nas redes sociais?
Módulo VII Produção de meios
  • Os meios próprios da campanha
  • Os eventos de campanha
Módulo VIII Marketing
  • Como aplicar o marketing na campanha?
Módulo IX Conclusão
  • Síntese e conclusões apresentadas pelos participantes no curso


Orientação
Custódio Oliveira, consultor de comunicação, diretor geral da Omnisinal (Porto). Master em Marketing e Comunicação. Autor de várias obras: “Como gerir melhor”; “Metro do Porto o maior investimento na AMP do Séc. XX”; “Governar é comunicar”… Docente universitário. Custódio Oliveira, para além do estudo, trabalha em comunicação municipal há 33 anos.

Sobre objetivo e metodologia
Este curso intensivo tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos avançados e de competências práticas nas áreas específicas da organização, planeamento, liderança, estratégias, comunicação e marketing de campanhas autárquicas.
A metodologia é participativa e tem como ideia central de que importa compreender o funcionamento dos fenómenos ligados às campanhas eleitorais, mais do que adquirir conhecimentos desgarrados. O que compreendemos somos capazes de executar.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.